quarta-feira, 9 de junho de 2010

ARRANCA HOJE CIMEIRA DE COOPERAÇÃO LUSO-CABO-VERDIANA

Lisboa, 09 de Junho – Arranca esta quarta-feira, em Lisboa, a I Cimeira de Cooperação Luso-Cabo-Verdiana.

Co-presidida pelos primeiros-ministros português, José Sócrates, e cabo-verdiano, José Maria Neves, a cimeira vai passar a decorrer alternadamente em Portugal e Cabo Verde de dois em dois anos.

Na sua deslocação a Portugal, José Maria Neves é acompanhado por cinco ministros – Defesa (Cristina Lima), Finanças (Cristina Duarte), Negócios Estrangeiros (José Brito), Turismo, Indústria e Energia (Fátima Fialho), e Ensino Superior, Ciência e Cultura (Fernanda Marques) - e um secretário de Estado – Adjunto do primeiro-ministro (Humberto Brito).

Neste encontro vão ser assinados novos acordos que contemplam já as novas vertentes das relações bilaterais, passando a vigorar as parcerias público-privadas.

Entre as áreas principais estão as novas tecnologias de informação e comunicação, energias renováveis e apoio ao financiamento da construção de infra-estruturas, bem como defesa e segurança, habitação e educação e ensino superior.

Ontem, os dois governos assinaram cinco protocolos de cooperação, três deles ligados à promoção da Língua Portuguesa e dois na área das Finanças.

Além das relações bilaterais, o encontro vai servir também para abordar a Parceria Especial de Cabo Verde com a União Europeia (UE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário