Cidade de Sao Tomé em Março de 2010 - UMA LÁSTIMA

Além dos buracos em cidade de S.tome, agora é lixo que está por todo cidade.


Ruas e avenidas estão tomadas de lixo. As vias mais emblemáticas de todas é a Avenida 12 de Julho, Coco Coco junto ao mercado novo. No local um misto de falta de consciência da população e a deficiência da secretaria transformaram o canteiro central num grande lixão. É lixo docimiciliar, restos de materiais de construção e galhos de árvores, água acumulada de chuva, latas, garrafas, papeis. E as pessoas ficam em cima dos lixos a vender os produtos, hortaliças, peixes num lugar sem higiene com risco de muitas doenças, e muitos micróbios. Mas a limpeza no arredor da cidade necessita de muito mais que isso.



Com uma estrutura que inclui cerca de dois caminhões e menos de 30 pessoas trabalhando na Câmara de Água Grande, a cidade não tem como ser limpa seja o ele o atual secretário de Câmara de Água Grande ou outro qualquer. Na verdade faltam investimentos do governo.



O serviço prestado pela Câmara de Água Grande é horroroso e motivo de constantes

reclamações da população. Enquanto o governo não ataca o problema e insiste em fechar os olhos para o setor, a cidade acumula lixo na zona urbana e mesmo na arredor da cidade e a população não pára de reclamar. Uma situação lastimável e muito triste para uma cidade (S.tome) que quero apostar no turismo como sua prioridade para o desenvolvimento.







LEONILDO COSTA



Graduando em Comunicação Social(Jornalismo e Radialismo) na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). Estagiário em Assessoria de Comunicação da UFRJ