quarta-feira, 9 de junho de 2010

Arrancou hoje a campanha nacional de vacinação contra a gripe A

O Ministério são-tomense da Saúde deu início hoje a uma campanha de vacinação contra a gripe A H1N1, revelou uma fonte sanitária no arquipélago.


A campanha, cuja duração é de quatro dias, visa imunizar contra a gripe H1N1 pelo menos 15 mil pessoas, entre crianças menores de dois anos, mulheres grávidas, adultos com doenças crónicas e o pessoal da saúde que lida directamente com a doença.

A campanha está a ser coordenada pelo programa são-tomense de vacinação (PAV) e financiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objectivo é proteger dez por cento da população são-tomense contra a infecção da gripe na eventualidade de uma nova vaga da epidemia no país.

A gripe A matou em São Tomé seis pessoas e infectou mais de 140, facto que, de acordo com os indicadores oficiais do Ministério da Saúde, fez disparar em 2009 as consultas a nível dos postos e centros de Saúde.

O governo espera, com a campanha, contribuir para a redução da morbilidade e mortalidade dos grupos de maior risco ligados a infecção.

O Director dos Cuidados de Saúde, Eduardo Neto, disse a jornalistas que a inclusão dos profissionais de saúde na lista das pessoas a serem vacinadas visa “garantir o funcionamento dos serviços para atendimento ininterrupto dos casos suspeitos ou confirmados”.

Eduardo Neto disse ainda que as 16 doses de vacinas disponibilizadas pela OMS serão suficientes para vacinar 15 200 pessoas alvo desta campanha mediante a estratégia apresentado pelo Ministério da Saúde são-tomense.

“Estamos a vacinar profissionais de saúde, mulheres grávidas a partir de segundo trimestre da gravidez, asmáticos, diabéticos, portadores de VIH-Sida e tuberculose, bem como as crianças de seis a 23 meses”, referiu Eduardo Neto.

Assegurou que todos os meios necessários foram mobilizados para a campanha que vai decorrer nos centros de saúde, hospitais e de porta a porta. Cerca de 300 profissionais de saúde e voluntários foram mobilizados para percorrer todo o país.

Um comentário:

  1. Gente aproveitando a matéria gostaria apenas de expressar minha satisfação em saber que o Globo Repórter desta semana é sobre São Tomé e Príncipe, que passará em rede Nacional aqui no Brasil, possibilitando aos brasileiros conhecer um pouco melhor este país que apesar de todas as suas dificuldades é tão lindo e apaixonante. Para mais informações: http://principesaotome.blogspot.com/

    ResponderExcluir