quinta-feira, 20 de maio de 2010

Escolhas turismo

Digo muitas vezes “o que seria do amarelo se todos gostassem do azul”, mas nem sempre é assim…
Ok, vamos escolher definitivamente o turismo como ponto de partida para arranque do País ou não?

Vamos escolher a agricultura? Sei lá! Tomates, cenouras, cacau, coco, ananás? Pode ser, mas parece que não encontramos compradores se produzirmos mais do que 20 hectares…e exportar? Talvez. E que condições para transportar, preços e acordos?

Vamos escolher a pesca? Artesanal? Isso dará para a subsistência! Ok, industrial!? Com quem? Acordos? Sim, fizemos alguns, mas também temos alguns “encalhados”.

Vamos ao petróleo? Sim, mas temos que rever, muitos dos acordos feitos e deitar a baixo alguns contractos à luz da boa governança. Será melhor aguardar alguns anos até sermos “maiores e vacinados”.

…e turismo? Valerá a pena ou não? O que pode vir daí?
Bem imaginem que começa a vir mais gente visitar-nos…precisamos de mais papel para impressos dos vistos, mais motoristas para os levar aos hotéis, mais alguns dicionários para os perceber, mais alguns quilos de fertilizantes para as cenouras, mais motores Yamaha de 15 cavalos para trazer peixe andala, mais mesas para servir umas creoulas frescas, mais lixas para o artesanato, mais tecido para as batas dos enfermeiros, mais pedra para calcetar as estradas… Ah! Também vamos precisar de mais gasóleo…
Enfim se calhar chegamos à agricultura, à pesca aos serviços e muito mais se começamos pelo TURISM

Nenhum comentário:

Postar um comentário