sexta-feira, 7 de maio de 2010

ENASA em greve e avião da TAP aterra sem nível de segurança aérea exigida

O Parvo 07-05-2010 O avião comercial da TAP aterrou e descolou esta manhã no Aeroporto Internacional de SãoTomé, sem as devidas condições de segurança porque os trabalhadores da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ENASA) estão desde ontem em greve indeterminado. Os trabalhadores exigem a demissão em bloco da direcção da empresa, devido a má gestão e falta de condições laborais e salariais.

As autoridades fizeram deslocar esta manhã para o aeroporto cerca de três dezenas de policiais de intervenção que se encontram espalhadas por todos os edifícios e serviços aeroportuários. Em contacto telefónico esta manhã, com o líder do sindicato dos trabalhadores, Osvaldo Monte Verde confirmou esta aterragem sem nível de segurança exigida. Apontou o exemplo de dois carros bombeiros municipais, que designou chamar de “caixas de fósforo” sem preparação para um serviço de segurança aeroportuário.

A propósito, disse mesmo que vai elaborar um relatório de denúncia a OIT sobre essa situação, apontando os perigos desse comportamento das autoridades. E, perante uma situação que viola os direitos dos trabalhadores e que possa pôr em perigo a vida dos passageiros, Osvaldo Monte Verde disse que ainda esta manhã o sindicato vai reunir todos os trabalhadores para ouvi-los e tomar outras posições, conforme decisão do colectivo.

O Sindicato da ENASA vai também apontar o dedo à TAP que, no entender do sindicato, tem duas “cores” e duas “línguas” nas reclamações que ela vem fazendo sobre a questão de segurança no Aeroporto Internacional de SãoTomé. Diz Osvaldo Verde que a TAP está sempre a lamentar sobre a situação de segurança do aeroporto.

Por isso, coloca uma pergunta: “Sabendo a TAP que os trabalhadores da ENASA estão em greve, (aumento de insegurança), porquê transportar passageiros nestas condições para SãoTomé?”. Comentando, Osvaldo Verde diz que a TAP terá feito isso para “somar pontos ao primeiro-ministro, Rafael Branco e a sua filha Natacha Branco que é delegada da TAP em SaoTomé e Príncipe”.

Saliente-se que esta greve continuou depois de fracassados encontros de negociações que o sindicato dos grevistas teve com o ministro de tutela, Benjamim Vera Cruz e o primeiro-ministro, Rafael Branco. Do fracasso, as carreiras comerciais da TAAG e de outras não puderam ser concretizadas. Será que a TAP terá feito uma aventura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário