quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ligação de fibra óptica entre Reino Unido e África do Sul chega a Cabo Verde - 9-Nov-2010 - 20:43

Um ano após a adesão ao projecto West African Cable System (WACS), chegou hoje a Cabo Verde a ligação que entrará em pleno funcionamento em Junho de 2011, entre Londres a Yzerfontein (África do Sul).


O WACS (Sistema de Cabo Oeste Africano, em português) é de fibra óptica e liga o continente africano ao europeu, passando por Portugal e com uma ramificação para Cabo Verde, em que a principal empresa de telecomunicações, a CV Telecom, participada pela Portugal Telecom, investiu 25 milhões de dólares (17,85 milhões de euros).

O investimento, disse à Agência Lusa fonte da empresa, visa satisfazer o elevado crescimento do tráfego na Internet em Cabo Verde, ao mesmo tempo que garante a redundância dos sistemas existentes e melhora a conectividade entre a África e a Europa.

O cabo foi estendido ao longo de 14 530 quilómetros entre Londres e a Yzerfontein, próximo da Cidade do Cabo, com derivações a Portugal (estação terminal no Seixal), Canárias, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Camarões, Congo, RDCongo, Angola (Luanda), Namíbia e África do Sul.

Construído pela Alcatel Lucent, contando com a tecnologia "DWDM" - Multiplexagem por Divisão de Comprimento de Onda Densa -, o cabo tem quatro "pares fibras", uma capacidade inicial de 400 a 500 gigabits por segundo e orçou, na sua totalidade, 650 milhões de dólares (464,3 milhões de euros).

Segundo a fonte da CV Telecom, a empresa já concretizou todos os trabalhos para a recepção e alojamento do cabo, concluindo-se uma das mais importantes etapas do projecto com capacidade e qualidade para sustentar as necessidades e exigências de banda larga.

Cabo Verde conta desde 2000 com a operação do cabo de fibra óptica incluído no projecto ATLANTIS 2, que, segundo disse a fonte à Lusa, se constatou ser insuficiente, surgindo a necessidade de reforçar a rede.

Os dados divulgados em Agosto pela Agência Nacional de Comunicações (ANAC) cabo-verdiana indicam que o telefone móvel tem uma taxa de penetração de 71% (cerca de 380 mil clientes) e a Internet aumentou 67% no primeiro semestre deste ano (cerca de 30 mil utilizadores).

Em Setembro, numa entrevista à Lusa, o administrador da empresa cabo-verdiana, Humberto Bettencourt dos Santos, numa antecipação à chegada do WACS a Cabo Verde, lembrou que o plano de investimentos da empresa em 2010 ascende a 30 milhões de euros, permitindo melhorar a qualidade das telecomunicações no país.

A partir de 2011, acrescentou, Cabo Verde terá mais de 1500 quilómetros de fibra óptica, assente em moderna tecnologia IP e com ligações inter-ilhas, "uma rede de primeira classe", permitindo a banda larga em todas as ilhas, melhorando a "muito deficiente" rede fora da de Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário